segunda-feira, 13 de setembro de 2010

MESTRES DA CAPOEIRA CONCEIÇÃO DA PRAIA

MESTRE MATO GROSSO

Mestre Mato Grosso (Paulo Fialho de Souza), nascido em Panambi - MS, filho de Francisco Borges de Carvalho, capoeirista da Bahia "O Velho Chiquin" e da Benedita de Souza Fialho.
Por volta de seus 15 anos, quando decidiu conhecer  o Rio de Janeiro e logo em seguida partiu para São Paulo, perdido na cidade grande e cansado de vários dias sem alimentação.
Chegando em uma praça, chamada "Praça do Carmo" naquele momento viu aquela multidão e o ritmo que embalava a multidão, observou que era a luta da Capoeira mas com uma diferença da que viu no Rio de Janeiro.
Falando com um jovem conhecido como Mestre Bradesco (Ronaldo Luis de Lima) que ali estava, perguntou como poderia aprender. Logo ele lhe deu o endereço de sua acdemia onde logo Mestre Mato Grosso daria inicio a seu aprendizado de Capoeira.
Mestre Mato Grosso iniciou seu aprendizado de Capoeira em 1983 e se formou a Professor de Capoeira em dezembro de 1987.
Em 1987 em Campo Grande - MS, iniciou-se a primeira turma de alunos na Filial Conceição da Praia de Carapicuíba - SP, estilo Capitães da Areia de Almir das Areias.
Dentro de sua trajetória no mundo da capoeira, teve como mérito o lançamento de dois cds de capoeira "Capoeira naVida" e "Um Dom Brasileiro",e teve participação como ator no filme "Andarilho Capoeira".



MESTRE MENINO BOM

Mestre Menino Bom ( Rangel Werner Lemos), nascido em Francisco Beltrão - PR, filho de Vangenir Machado Lemos e de Elza Werner Lemos.
Aprendeu a Capoeira por volta de seus 15 anos de idade na cidade de Rio Branco - AC, no Grupo de Capoeira Conceição da Praia do Mestre Mato Grosso.
Se formou professor em novembro de 1998.
Em 1997 em São Bento do Sul - SC, como Instrutor iniciou o primeiro trabalho de Capoeira na cidade.
Em 2002, ainda na cidade de São Bento do Sul, formou seu primeiros discipulos de capoeira, tornando-se mestre de capoeira.

5 comentários:

  1. "Eu conheço esse moço lá da ladeira...eu só sei que ele é mestre de capoeira!"

    Qualquer comentário é pouco para esses dois ilustres mestres, q além de mestres, são pessoas de caracter e atitude.
    Iê viva meu mestre!
    Axé Mestre Menino Bom
    Axé Mestre Mato Grosso

    ResponderExcluir
  2. mestre mato grosso (mais conheçido como pai) eu te adimiro muito e tenho orgulho de ser sua filha
    que sempre me ajudou
    que DEUS te abençou grandiosamente você è o melhor pai do mundo . EU TE AMO
    sua filha POTIRA

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Axé a todos! Agradeço ao mestre Mato Grosso por sua dedicação a capoeira, dá sua volta ao mundo se entregando de corpo e alma por esta arte tão linda, seu jogo é vigoroso ninguem que o vê jogar ou joga com ele deixa de sentir um frio na barriga, sua vibração rodopia, seu canto ecoa bem para alem do circulo, sua mandinga e seu riso no jogo da capoeira o faz um grande mestre! Axé!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Fiz Capoeira com Mestre Mato Grosso na Conceição da Praia não me lembro o ano ele é um ótimo mestre de capoeira sempre que encontro ele no centro da cidade converso com ele na capoeira ele é o cara.Lembro do batizado dos alunos do irmão dele em Corumbá que fomos de trem para prestigiar o batizado.

    ResponderExcluir